A Veia da Minha Bílis,  Opinião

“This is a Book” de Demetri Martin

Demetri Martin é um génio da subversão da escrita, do pensamento e, acima de tudo, do comportamento humano em situação social. O seu olhar sobre tudo é de um cinismo, de uma ironia e de uma sarcasmo tão bons porque são utilizados de uma forma muito descontraída, sem grande propósito aparente, quase de forma pueril, como se pode ver, aliás, pela maneira como se expressa nos seus espectáculos.

Apesar de ter visto dois completos (disponíveis na Netflix) e de o seguir nas redes sociais (Instagram e Facebook) , não fazia ideia de que tinha este domínio sobre a palavra escrita – há nele um lado poético a par com um humor que, à primeira vista pode parecer subtil, mas que é dos mais ferozes que já li, e o truque está mesmo aí, na no esconder as “pérolas” dos porcos.

O seu humor desenrola-se através de prosa, poesia, jogos de palavras e ilustrações de uma criatividade incrível, que ainda não encontrei num livro escrito por humoristas. Mas essa criatividade, obviamente, também está presente nos seus espectáculos, nas suas chamadas “one-liners” (nome que se dá às piadas curtas: “Stuffed animals are great. Unless they once lived.”), concentra boas doses de ironia e sarcasmo que, facilmente, se transformam em cinismo dada a sua expressão inocente.


Aconselho, a quem aqui chegou sem conhecer o humorista, que veja alguns dos seus espectáculos antes de ler o livro, porque ele torna-se muito mais interessante quando lido com o reflexo da nossa memória das suas expressões e tons de voz. 


Alguns excertos do livro:

Statistics

The unicycle is the most effective form of birth control in the world.

Nearly ½ of all people in the United States are torsos.

America is the leading exporter of the phrase “Oh no he didn’t!”

100% of the people who give 110% do not understand math.

99.99% of all castles in America are located in fish tanks.

The boomerang is Australia’s chief export (and then import).

Football is the leading cause of someone annoying other people at a party who are just trying to have a conversation without listening to some asshole yell at a TV.

If you stretched the average person’s intestines out from end to end, it would make him scream a lot.

You are 10 times more likely to get hit by a car when the driver is aiming for you.

Some Pictures

 

 

 

 

 

 

 

 


Especiais Netflix:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.