A Minha Luta

 

Escrita entre 2009 e 2010, “A Minha Luta” é um romance repartido por 6 volumes onde Karl Ove Knausgård eterniza as memórias da sua vida até aos 39 anos, idade com que escreveu os livros.

Esta empreitada, que catapultou o seu nome como fenómeno mundial, valeu-lhe imensas lutas, interiores e até com a sua família e amigos que viram a sua privacidade ameaçada só por terem feito parte da vida do autor.

Foi, e é, tendo em conta que ainda não terminei de ler, um livro que mudou a minha relação com a literatura, me fez perceber onde estavam lugares e formas de estar no mundo e em mim e, acima de tudo, transportaram o escritor para um género de altar mítico, ao nível dos maiores líderes espirituais (que nunca tive nos quais nunca acreditei) e, principalmente, o tornou numa referência, inspiração e até validação da minha própria escrita.

Talvez por isso, e porque ainda não terminei o último volume, me seja tão difícil escrever sobre ele e sobre a sua obra. As ideias saem sempre aos solavancos, como se não quisessem ser transportadas para fora. Talvez seja também porque, mais do que, apenas um autor, Karl Ove se tornou um objecto de estudo que todos os dias aprofundo mais um pouco. É por isso que este canto do blog estará sempre em actualização com a informação que vou recolhendo.

Os romances estão traduzidos em várias línguas, sendo que algumas optaram por manter o título como na versão original, apenas “A Minha Luta” e outras decidiram traduzir com subtítulos, a partir da versão inglesa de Don Bartlett.

Em Portugal, os seis volumes foram publicados pela editora Relógio d’Agua, que optou por incluir os subtítulos. O primeiro volume foi traduzido directamente do Norueguês pelo escritor João Reis e os restantes por Miguel Serras Pereira, a partir da versão inglesa de Don Bartlett.

 

A Minha Luta 1  – A Morte do Pai” (2009) ✅ ⭐⭐⭐⭐

A Minha Luta 2 – Um Homem Apaixonado” (2009) ✅ ⭐⭐⭐⭐

“A Minha Luta 3 – A Ilha da Infância” (2009) ✅ ⭐⭐⭐⭐

“A Minha Luta 4 – Dança no Escuro” (2010) ✅ ⭐⭐⭐⭐⭐+⭐

“A Minha Luta 5 – Alguma Coisa Tem de Chover” (2010) ✅ ⭐⭐⭐⭐⭐+⭐

“A Minha Luta 6 – O Fim” (2010)